quarta-feira, 15 de setembro de 2010

capitulo 1

Férias……Adoro Férias, tava a precisar taanntooooooooooooooo! Foi um inicio de ano complicado, a universidade, primeiro semestre puxadissimo, arranjei um trabalhito num bar em noites academicas para ir ganhando uns trocos..tava mesmo a dar o berro, vou amar estas férias vou curtir ate cair para o lado, nada melhor doque ligar á minha  melhor amiga Marta e cair po lado comigo.
A Marta estava a tirar mestrado em psicologia do desporto em Lisboa na FMH e era parcidissima comigo, sempre nos destacamos muito da malta da nossa geração devido a isso, tivemos alguns problemas tambem, tanto que o nosso grupo de amigos eramos as unicas raparigas  de resto são tudo homens os meus melhores amigos tirando a marta são homens  e acreditem que sou muitooooo feliz assim os homens são capazes de nos compreender, apoiar  e acarinhar-nos mais que as mulheres.
Não é cedo nem é tarde, vou ligar á Marta:
Tania- Comé  miudaça ?
Marta- Epah tava a ver que não me ligavas, tou atolhada de trabalhos precisava imenso de falar contigo, tenho saudades nossas…já não nos ve-mos a eternidades, dois meses pah, que é feito?
T-  Não digas mais nada, acabei os meus exames , vou fazer as malas e amanha estou em LX, por isso podes ir começando a fazer a minha cama no quarto de hospedes, temos muito que por em dia e combinar as nossas férias!
M- Já te disse que te adorava hoje ?? Fico a tua espera entao..a que horas chegas ?
T-Não sei bem, mas depois do almoço quando tiver a sair daqui ligo-te ok ?
M- ok, espero por ti..beijaça see u tomorrow .
T- Byeeee
Esboçei  logo um sorrisao, sabia que estas férias iam ser das melhores.
Fiz as malas, fui ao shopping renovar o guarda roupa, uns vestidos, uns calçoes e uns tops e já chega pensei..qualquer coisa tambem tinha o guarda roupa da marta, ela vestia o0 meu numero como já disse eramos iguais, só duas coisas nos distinguiam, eu sou morena e ela é loira, ela é é benfiquista e sou portista.. é verdade o FCP é o clube do meu coração, mas ao contrario da maioria dos nortenhos gosto dos benfiquistas e gosto de ver jogos do SLB.
Entrei no carro, meti os oculos de sol e pus o meu mp3 a tocar, sorri…isto promete pensei eu !
T- Míuda, cheguei , desce para me ajudares com as malas…
M- Tou a ir…
O abraço, aquele abraço sentido cheio de saudades..
M- Eh la tas toda giraça, elegante e sempre solteira ..um dia isso tem que acabar-disse gozando num pc comigo.
T- tem sido tempos muit agitados, descarregoi tudo no gim, tem que ser já sábes. Olha lá e tu quando entras de férias? Breve espero..
M- dentro de dois dias, e tenho que acabar 3 trabalhos, tou lixada! E ainda tenho 2 actividades que o meu coordenador nos encarregou de fazer. Por isso vais andar dois dias á deriva tenho que acabar isto tudo para podermos disfrutar a vontade.
T-  Na boa, não tenho qualquer problema, lisboa é bem grande vou saber ocupar o meu tempo.
Subimos, pousamos as malas naquele que ía ser o meu quarto e que já tinha sido de todas as outras vezes.
M- queres um café, vou fazer um, a minha mae ofereceu-me uma maquina milagrosa .
T- pode ser, e então novidades ?
E pronto, foram 3 horas na conversa , univ, tranalhos, saídas a noite, cusquiçes,homens claro,as conversas tipicas que voçes todas sabem como é ;)
O telefone da Marta toca..enquanto isso ausentei-me para ir ver o meu facebook e postar que estava oficialmente de fárias e em lx, aproveitei e pedi sugestoes para um destino de férias, a malta normalmente tem sempre ideias boas e porque não? A Marta espreitou na porta e perguntou-me:
M- tania quanto tempo vais ficar por cá mesmo
T-  perto de um mês why ?- a marta piscou-me o olho e sorriu e foi embora..
Maluqinha pensei…
M- sabes que te adoro não sabes?
T- pronto…diz lá..chuta aí a má noticia
M- não é má noticia, é uma grande oportunidade para mim e para ti também, e só dura uma semana  por isso vais alinhar nesta comigo
T- então diz lá
M- o meu coordenador fez-me uma proposta do outro mundo, normalmente isto aconteçe nos fins de mestrado para análise da tese final mas como a maioria recusou por estarem de férias, e eu acho que ele simpatiza comigo integrou-me num projecto com o Bnefica…Vão fazer uma especie de férias desportivas com as escolinhas do Benfica, que vao ter durante uma semana actividades e advinha quem vai estar la a coordena-los…nòs, tu vais ser a minha ajudante. E ganhamos 400 euros nessas semanas que vamso estourar quando formos de férias..que dizes?
T- não me pareçe mal, desde que não seja de manha pleaseeeeeee….
M- sorry.. vá lá anda anda
T- já sabes que alinho me tudo, onde estamos as duas é diversao garantida
M- Boa então hoje já vou tratar disso ao estádio, antes da minha actividade.. hummm que ainda não te contei mas hoje vais ver um jogo do SLB á pála….Obrigada Marta, de nada miuda- num tom de ironia…
T-  Nunca fui a LUZ..Boa ideia, mas o que vais fazer mesmo?
M- animação no intervalo, ofereçeram-me um bilhete para o acompanhante, que neste caso  és tu my love.
Acenei com o cabeça e sorri
M- Vou-me vestir e buscar o meu caxecol, ou queres ir lá t- sorriu
T-não abuses-disse-já sabes  que não troco o meu azul por nada.
M-loser-disse ela-no meu carro ou no teu ?
T- no teu, já conduzi muito hoje.
Fomos comer qualquer coisa e depois fomos po estádio da Luz. Entramos, e fomos para o nosso lugar , a marta avisou-me que 15 min antes do intervalo teria que se ausentar. O jogo era contra o olhanense pensei logo, bem o benfica vai dar doi ou tres e vai ser uma seca porque só vai jogar o benfica. Os jogadores começaram a entrar, do meu lugar tinhamos uma vista bem de perto, começei a ver bem de perto cada um,.
T- Hey o marta vai-me dizendo quem são, sabes que eu não acompanhei de perto futebol  esta epoca..
M- Babe Luisao já sabes o javi  é o que esta a entrar agora com o ruben amorim ali mesmo á esquerda, aquele é o David Luiz o camisola 23 que esta com o cardozo aquele….
Ela continuou a descrever todo o resto mas eu distrai-me quando ela apontou para o camisola 23, sorri…o jeito de andar e o sorriso que esboçou brincando com o cardozo chamou-me a atençao….Caracois engraçados-disse
M- que é que disses-te? Desculpa, não ouvi..
T- nada de mais, o 23 o david não é ? não o conhecia…
M-esteve lesionado, mas esta época esta brilhante, dizem que é o novo menino de ouro do benfica .
Posicionaram-se em campo e observei que ele era defesa, engraçado não me lembrava mesmo dele! O jogo começou….
M-miuda faltam 20 min tenho de ir ate já…
T- Diverte-te, eu tiro umas fotos.
A animação da marta envolvia guarda-chuvas e grandes tecidos brancos e vermelhos, foi engraçado, depois do intervalo  a marta voltou para a minha beira vimos o resto do jogo e fomos para o carro.
M- Babe já vieram falar comigo sobre a nossa actividade, começamos segunda,e temos um menino muito especial conosco, chama-se joao e tem trissomia 21, vai precisar de uma atenção especial por isso conto cntg para me ajudares.
T-ok- já tinha estado em contacto com miudos com esta doença pois acompanhei algumas escolas nas semanas de praia e cuidei um pc destas crianças, sentia uma compaixão enorme por elas. Conseguiam ser adoraveis quando compreendidas.

Segunda-Feira
Juntámos os miudos todos e começamos por fazer uma visita guiada ao estadio, tinhamos carta branca, por isso iamos fazer de tudo para ser a melhor semana da infancia deles. Eu claro começei por dar mais atenção ao João, sentia que ele gostava de ser o centro das atençoes, mas era um miudo alegre sempre a sorrir e sem papas na lingua.
J-menina tania, tenho fome, leve-me a comer por favor..
T-joao tens mesmo muita fome senao esperas um bocadinho e vamos todos juntos
J- olhe olhe menina thanny tenho um bicho no estomago preciso mesmo de ir..vá lááááá
T- sim vamos lá- Marta vou levar o joão ao bar para comer qualquer coisa, vou ter contigo á sala de convivio ? A seguir vamos fazer o que ?
M- a seguir vamos ter 3 jogadores do benfica a serem entrevistados plos miudos, vai ser engraçado, não te atrases.
T- sim não te preocupes , ate já
Fomos para o bar, no caminho foi só brincadeira, pulos, corridas, berros e sorrisos..crianças! Ao entrar-mos , ele correu logo para a montra dos chocolates e insistiu por um.
T- João não podes, come antes uma sande de fiambre..hummm que bom..acho que tambem vou querer
J-nãooooo pf pf pf pf pf ..pleaseeeeeeeeeeeeeee- e agarrou-se a minha perna parecia uma macaquinho, não hesitei e parti-me a rir, e depois do disparate ele tambem, largou-me e deixou-se cair no chao. Ao mesmo tempo que dei a primeira gargalhada ouvi alguem a rir-se também, duas vozes masculinas…olhei nessa direcção e estvam dois homens reconheci um por causa dos caracois, era o camisola 23 e um mais baixo que ele moreno com um bonito sorriso tambem, o meu sorriso diminui de intensidade, por instantes senti-me envergonhada..Quando dei por ela o joão correu em direcção deles e gritou: “ David, David..e o Rubem “ corri atras dele  ainda mais envergonhada e apanhei-o..
T-joao, entao? As maneiras, não fales alto e muito mas com desconhecidos..
Ruben- Não te preocupes- tocando-me no braço-nós não somos desconhecidos , ou não sabes quem somos??
Sorri e voltei-me para o joão.
T- joão vamos, temos que ir para a sala, lá vais ter mais jogadores aí ate poderás falar com eles a vontade.
David- Voçe esta indo para a actividade das escolinhas do benfica ?
T-Sim,mas antes tenho que por este menino a lanchar, que já se deve ter esquecido da fome que tinha-disse-lhe mordendo-lhe a bochecha.
Nesse mesmo momento o david tambem se abaixou ficou de frente para o joao e disse-lhe.
D-E aí campeão voçe se vai portar como um verdadeiro homenzinho e lanchar com a sua….-olhou para mim sorrindo
T- Instrutora-disse
D-…intrutora, depois eu lhe dou um chocolatxi e nos acompanha ate a sala..já falei para voçe que somos nós que vamo dar a entrevista para voçes ??
J-UAUUUUUUUUUUUU..eu quero !
T-Obrigado-sorri comprometidamente….
O joão agarrou-se ao david de tal maneira que não o largava e ele estava mais maluco que a criança, fiquei a admirar os dois a brincar durante uns 20 seg em camara lenta…fui interrompida!
R- Qual deles o mais criança?? –disse sorrindo
T-humm diria o menino dos caracois-disse a brincar
R- é provavel..mas desculpa perguntar-te nunca te tinha visto por aqui e cmo isto é praticamente a nossa casa, qual é a tua historia?
T- não é uma historia- disse sorrindo-  Sou instrutura dos miudos das escolinhas do benfica, vamos organizar todo o tipo de  actividades para estes miudos menos futebol….o futebol já não é conosco-gracejei- vamos digamos intensificar o espirito de uniao  entre eles, tentar globalizar a visao deles, fazer de tudo para que esta semana seja o inicio de da construçao moral da vida deles… mas eu dou mais atençao ao joão, há qualquer coisa nele que me deixa nostalgica, quero fazer de tudo para que ele se esqueça que é diferente…
R- Realmente o Benfica é muito mais que futebol…
J- menina tania o david pode levar-me as cavalitas- disse o joão aos pulinhos.
Abri  bem os olhos para o david e em seguida cerrei-os bem devagarinho e torci o nariz
D- vá lá menina tania, eu prometo não o deixar cair- esboçou um sorriso, grande, enorme, luminoso, fazendo nele a expressao mais carinhosa que eu já tinha vis-to em toda a minha vida…um sorriso puro!
Aproximei-me, cruzei os braços ironicamente e disse.
T- Chantagem emocional com esse sorriso…sorry não funcionou-esboçei um sorrisão dei a mao ao joão e disse- jhony lets go, prometo que no final o david te dá um autografo só para ti numa camisola dele mas só se vieres agora comigo.
D- oi? Ahhhh nem perguntou para mim se podia ser???- disse voltando a rir
Agachei-me meti-me atras do joão , fiz beicinho e disse- não vai dizer não para ele pois não ?
D- Nem pensar..nem para ele, nem para voçê- disse sorrindo e inclinando a cabeça pa o lado.
T- Eu sabia que afinal os benfiquistas tinham bom coração-disse muito ironicamente e aproveitando para me levantar.
D- O maior coração de todos , mas pelo jeito que voçe fala. Não diga para mim que não é benfiquista.
T- Pois é verdade..O azul sempre me ficou bem melhor…- david sorriu coçou a cabeça e ficou sem palavras.
T-Ate já meninos, vemo-nos na sala -dei a mao ao joão que fez um pouco de birra mas depois mostrei-lhe o chocolatee ele veio logo a correr
R- Ate sra.instrutora
David ficou ali parado com a mão na cabeça sorridente e sem palavras…o ruben bate-lhe nas costas sorri e diz- Então mano o gato comeu-te a lingua ou a istrutora deixou-te KO?
D- Mano voçe viu bem aquele beicinho-disse brincando para ruben, mas procurando ver-me a sair do corredor- Lindo né-disse mais baixinho só para ele mesmo perceber
R- Vamos brother, vamos la mostrar-lhe quem é o benfica…
O david saiu com ruben do bar pensativo….
Eu saí do bar sorridente a pensar como tinha sido engraçado aquele encontro…

Sem comentários:

Enviar um comentário